Vendo, compro, procuro...

domingo, novembro 14, 2004

Maçonaria


A Maçonaria é indiscutivelmente um dos temas que mais curiosidade desperta na sociedade ao longo dos seus muitos anos de existência. Há muito que deixou de ser uma sociedade secreta, para passar a ser discreta. Devido ao seu low profile e de acesso restrito, a curiosidade pelo oculto tem atraído a ela muitos interessados.

Se é verdade que pelo que pude ler os ideais da Maçonaria são efectivamente ideais de bem, compreensão, paz e amor... Também não deixa de ser verdade que tal grupo elitista, tão bem organizado, com as pessoas mais "influentes" de uma determinada sociedade, pode levar a um clima de corrupção, em que as trocas de influências sejam uma constante para determinados fins menos correctos, em que infelizmente a historia mundial não para de nos surpreender.

Como diz o reverendo Alberto Matos:"... podemos concluir que a Maçonaria não é um grupo interessado no bem-estar do homem, voltada para ideais filosóficos, filantrópicos, educativos e progressistas. É uma sombra que, ao meu parecer, constitui uma das mais fortes religiões do globo, pois em si compreende membros de todas as outras (inclusive evangélicos). É abrangente em suas ideias como a Nova Era, mas também tão concreta quanto a Igreja Romana. Não é uma simples corrente filosófica, mas uma instituição, não se identifica como religião, mas como braço da mesma. Com essa camuflagem, têm a vantagem de crescer em qualquer campo, até mesmo em nossas Igrejas.Sua acção discreta nos lembra Al Paccino, na auto descrição de seu personagem Milton em "O advogado do Diabo", o qual era o próprio Lúcifer : "Eu entro nos lugares sem ser notado". A Maçonaria está no mundo a alguns séculos, e sem que nós saibamos, tem sido o "Ventríloquo" de muitos personagens históricos. É preciso um posicionamento firme e declarado contra este "tumor maligno" dentro da Igreja Evangélica. Pois de pouco valerá lutar contra seitas e mais seitas, sendo que sua "Nave mãe" está aterrizada em nossos templos.

Rev. Alberto Matos "

Máfia, Ku Klux Klan são duas das mais terríveis organizações do mundo e segundo este mesmo senhor foram criadas por poderosos elementos da Maçonaria, num claro exemplo do perigo que esta elite pode constituir para mundo.

Se a Maçonaria for encarada com a pureza de espírito que tais ideais exigem, pode efectivamente ser uma grande ajuda na organização de um país e no equilíbrio da sua sociedade.

As 12 regras maçónicas:

"Todos os Maçons são obrigados a respeitar, fielmente, as seguintes (12) doze regras Maçónicas, a saber:

1. A Maçonaria é uma fraternidade iniciática que tem por fundamento tradicional a fé em Deus, Grande Arquitecto do Universo.

2. A Maçonaria refere-se aos “Antigos Deveres” e aos “Landmarks” da Fraternidade, especialmente quanto ao absoluto respeito das tradições especificas da Ordem, essenciais à regularidade da Jurisdição.

3. A Maçonaria é uma Ordem, à qual não podem pertencer senão pessoas livres e de bons costumes, que se comprometem a pôr em prática um ideal de paz e uma prática de fraternidade para todos.

4. A Maçonaria visa, ainda, o aperfeiçoamento moral dos seus membros e o da humanidade inteira, para além da prática de todas as virtudes.

5. Por divisa, honra-se por deter o sentido claro e a carga simbólica de “POR BEM !“ Por isso se impõe a todo o Maçom o dever de auxiliar, esclarecer e proteger os fracos e, em todas as circunstâncias, lutar contra as injustiças e contra a adversidade.

6. A Maçonaria impõe a todos os seus membros, sem excepção, a prática exacta e escrupulosa dos ritos e do simbolismo, meios de acesso ao conhecimento pelas vias espirituais e iniciáticas que lhe são próprias. Mas a Maçonaria impõe, também, a todos os seus membros o respeito das opiniões e crenças de cada um. Ela proíbe-lhes, no seu seio, toda a discussão ou controvérsia política ou religiosa. Ela é ainda um centro permanente de união fraterna, onde reinam a tolerante e frutuosa harmonia entre irmãos, que sem ela seriam estranhos uns aos outros.

7. Os Maçons tornam as suas obrigações sobre um volume da Lei Sagrada, a fim de dar ao juramento prestado por ele o carácter solene e sagrado indispensável à sua perenidade.

8. Os Maçons juntam-se, fora do mundo profano, nas Lojas onde estão expostas as três grandes luzes da Ordem: um volume da Lei Sagrada, um esquadro e um compasso, para aí trabalharem segundo o rito, com zelo e assiduidade e conforme os princípios e regras prescritas pela Constituição e Regulamentos gerais da Obediência a que aderiram.

9. Os Maçons só devem admitir nas suas Lojas pessoas maiores de idade, de perfeita reputação, gente de honra, leais e discretos, dignos em todos os níveis de serem bons irmãos e aptos a reconhecer os limites dos domínio do ser humano e o infinito poder do Eterno, sem quaisquer reservas.

10. Os Maçons cultivam nas suas Lojas o amor à sua Pátria, a submissão às leis e o respeito pelas autoridades constituídas. Consideram o trabalho como um dever primordial do ser humano e honram-no sob todas as formas.

11. Os Maçons contribuem pelo exemplo activo do seu comportamento são e digno, para o irradiar da Ordem no respeito do segredo maçónico.

12. Os Maçons devem-se, mutuamente, ajuda e protecção fraternal até ao fim da vida. A família de um Maçom deve ser sempre apoiada, desinteressadamente, mesmo após a partida do Maçom para Oriente Eterno. Os Maçons praticam a arte de conservar em todas as circunstâncias a calma e o equilíbrio indispensáveis a um perfeito controlo de si próprio."

Para quem tiver curiosidade aqui fica o link da GLNP - GRANDE LOJA NACIONAL PORTUGUESA


5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

As regras enunciadas têm tudo a ver com a Maçonaria Regular mas, infelizmente, nada têm a ver com a GLNP. Esta é um grupo de conspiradores e expulsos de outras obediências

11:41 da tarde

 
Blogger Macillum said...

E é fácil ver em que sectores de Portugal é que a maçonaria está bem estabelecida através da simbologia: as Folhas-de-Acácia, Simbolo Maçónico Internacional (SMI), surgem a enfeitar o Brasão de Portugal desde a Instauração da República, aquando a utilização deste na oficialização de documentos, dinheiro e repartições de Estado;
Vêmos um Compasso (SMI) no logotipo da Ordem dos Engenheiros;
Um Mocho (SMI) no logotipo da Universidade de Coimbra;
Folhas-de-Acácia, Livro-Aberto (SMI), Lamparina (SMI) e Mocho no logotipo da Ordem dos Advogados de Portugal;
Folhas-de-Acácia na Confederação dos Agricultores de Portugal;
Livro-Aberto e Águia olhando p/ nossa esquerda (símbolo imperialista e militarista) no logotipo da Universidade de Aveiro;
Círculo com ponto-ao-centro (SMI) no logotipo do Jornal "O Independente"...
Chamo tb a atenção para as Folhas-de-Acácia no logotipo do Fundo Monetário Internacional (FMI), na garra da águia do Selo Oficial dos E.U.A. e no logotipo da Organização das Nações Unidas (ONU)

www.novaordemditadurial.blogspot.com

8:37 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Eu sou membro da maçonaria regular e reconheço a GLNP (Grande Loja Nacional Portuguesa) como uma extrutura muito válida na Ordem maçónica. São muito exigentes e de uma "força" incrível. Parabéns pelo vosso Congresso aberto ao público! PARABÉNS!

11:15 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Pode realmente ter muita honra em pertencer a tal coisa.. Sobretudo agora... Tristeza

8:00 da tarde

 
Blogger Maurício Pinzkoski said...

CLASSIFICADOS da MAÇONARIA O Vigilante.
Desconto de 20% prorrogado. Garanta seu espaço e venda para maçons.
http://www.agecomunicacao.com/noticias_completo.asp?id=408

1:58 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home