Vendo, compro, procuro...

domingo, novembro 21, 2004

Long time no see...

Estive a fazer uma retrospectiva mental sobre os concertos que já assisti na minha vida...

Internacionais:
Bush
Smashing Pumpkins
Beck
Skunk anansie
Metalica
AeroSmith
Garbage
3 doors down
Morcheeba
Papa Roach
Queens of the stone age
Stone temple pilots
stereophonics
muse
Limp Bizkit
Deftones
Him
Teraphy
Guano Apes
K´s Choice
Lamb
Tindersticks
(e mais umas quantas que me estão a falhar)


Nacionais:
Xutos & Pontapés
Blind Zero
Cla
Palma´s Gang
Jorge Palma
Blasted Mechanism
Primitive Reason (now & then)
Gift
Ramp
(etc etc etc etc, estava aqui umas qts horas a enumerar bandas)

Mas devo confessar que o Vilar de Mouros 1996... 1º da nova onda de festivais, foi o mais marcante na minha vida. Com 14 anos apenas, vibrei num festival mitico, cuja ultima edição tinha sido em 1982, no ano em que nasci. Lembro-me perfeitamente como se fosse ontem, acampei no quintal de uma casa lá da aldeia. Na tenda ao lado, tinha uma figura incontornavel deste tipo de festivais... um "celta" que tinha no scotch e nas pastilhas a sua dieta durante aqueles dias que durava o Vilar!
Eu e o meu amigo, putos, lá andavamos... tinha começado há pouco aprender a tocar guitarra electrica. Queria ver os concertos... lembro-me muito bem dos Stone Roses, cabeça de cartaz por aquela altura.

"Câmara Municipal de Caminha, Junta de Freguesia e Região de Turismo do Alto Minho, pretendiam que Vilar de Mouros fosse novamente notícia-cultura-música e turismo.
O ambiente paisagístico invulgar de Vilar de Mouros , tal como património natural e cultural foram conservados pelas suas “gentes".
Pato Banton, Kussundolola, Primitiv Reason Stone Roses, Young Gods, Freak Power Madre Deus Tinderstickes e Xutos e Pontapés entre outros, estiveram presentes nos dias 9/10 e 11 de Agosto.
Mais de 40.000 pessoas disseram presente a mais este festival, onde a organização profissionalizada se fez sentir e serviu de garante a todos quantos lá se deslocaram."

Lembro-me perfeitamente de um rumor que na altura se falava.... como em 82 os U2 tinham tocado em Vilar de Mouros, falava-se que havia uma surpresa preparada! Todos comentavam que poderia ser actuação dos U2!!! Andava tudo em alvoroço... No final, os U2 não apareceram... e sinceramente não me recordo qual terá sido a surpresa! hehe
Já fui a uns quantos festivais de verão... Mas como o 1º!! Não volta haver!
Vilar de Mouros 96... inesquecivel... lá isso foi! :D